segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Entrevista com Machado de Assis

O grande autor Machado de Assis está em Fortaleza para divulgar a sua nova obra,”A CARTOMANTE E OUTROS CONTOS”. Com exclusividade para a revista “TÔ POR DENTRO”, ele falará sobre o seu livro.

1-(Larissa Holanda): Estou muito contente em entrevistar o senhor e dizer que sou uma grande fá. Mas a pergunta que não quer calar é se o livro foi baseado em fatos reais ou é uma ficção?

(Machado de Assis): Muito obrigado por ser minha fã e respondendo a sua pergunta, o livro é baseado em fatos reais mas com “pequenas alterações”.

2-(Larissa Holanda): Mas aconteceu com o senhor ou com uma pessoa próxima?

(Machado de Assis): Aconteceu comigo. Isso foi no colegial, era a minha primeira namorada e um amigo meu a cortejou. Mas já é passado e perdoei os dois.

3-(Larissa Holanda): Qual a sua expectativa em relação ao lançamento?

(Machado de Assis): Tomara que ele seja um sucesso igual aos outros livros e que ele chegue a ser um dos livros recomendados pelas universidades do Ceará ou do Brasil.

4-(Larissa Holanda): Descobrimos que há projeto de um filme baseado em seu livro.O que o senhor acha?

(Machado de Assis): Não sou contra porque a mídia aborda esse tema em diferentes casos e meios de comunicação.Sou a favor da união dos meios de comunicação para falar desse tema e de outros que são diariamente vistos na nossa sociedade.

5-(Larissa Holanda): Conversamos com o diretor do filme e ele disse que o filme será igual ao livro, e o seu resumo é uma mulher que trai seu noivo com o amigo de infância dele.Em uma das perguntas o senhor respondeu que aconteceu com o senhor e como aconteceu.Porque houve essa “pequena alteração” de história?

(Machado de Assis): Essa minha história é bastante conhecida pelos meus fãs e não queria expor a minha intimidade e eles compararem este livro com uma biografia.

(Lrissa Holanda): Sabemos que o livro pertence a oibra de literatura juvenil.Então porque a leitura é tão hermética (compreensão difícil) em vez de coloquial?

(Machado de Assis): Sempre me baseio nos séculos anteriores e trago os tipos de linguagem utilizada no tempo do meu avô.Todas as minhas obras tem esse tipo de linguagem, então recomendo o uso de dicionários para haver uma melhor compreensão do contexto.O filme é apenas um dos meios para entender melhor o filme.

(Larissa Holanda)- Obrigada pela entrevista e que o lançamento seja um sucesso.

Está é a revista “TÔ POR DENTRO” que sempre tenta aproximar a cultura com a sociedade.

Nenhum comentário: